• Home|
  • Produção industrial recua 1,2% em dezembro, aponta IBGE

Produção industrial recua 1,2% em dezembro, aponta IBGE

A produção industrial brasileira recuou 1,2% na passagem de novembro para dezembro de 2025 e continuou o movimento de retração observado desde setembro, período em que acumulou perda de 1,9%. A queda mensal mais acentuada desde julho de 2024, quando o recuo foi de 1,5%. A média móvel trimestral ao fim do ano ficou em -0,5%.

Na comparação com dezembro de 2024, a indústria avançou 0,4%, interrompendo dois meses consecutivos de resultados negativos nesse recorte. Em novembro, a produção havia caído 1,4%, e, em outubro, 0,5%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (3/2).

No acumulado de 2025, porém, o setor industrial registrou crescimento de 0,6%, marcando o terceiro ano seguido de alta, após os avanços de 3,1% em 2024 e 0,1% em 2023. Com o resultado de dezembro, a produção ficou 0,6% acima do nível pré-pandemia, observado em fevereiro de 2020, mas ainda permanece 16,3% abaixo do pico histórico alcançado em maio de 2011.

O crescimento de 0,6% em 2025 foi acompanhado por resultados positivos em duas das quatro grandes categorias econômicas. Do total de 789 produtos analisados, 49,6% apresentaram expansão no período. As principais contribuições positivas vieram das indústrias extrativas, com alta de 4,9%, e do segmento de produtos alimentícios, que cresceu 1,5%.

Entre as atividades com desempenho negativo, o maior impacto veio do setor de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, que recuou 5,3%. Também se destacaram as quedas em veículos automotores, reboques e carrocerias, com -8,7%; produtos químicos, que teve -6,2%; e metalurgia, com -5,4%. As duas primeiras registraram dois meses consecutivos de retração, acumulando perdas de 10,4% e 7,4%, respectivamente. A metalurgia, por sua vez, eliminou o crescimento de 3,5% observado entre agosto e novembro de 2025.

Fonte: correiobraziliense

Últimas Publicações

  • IRPF 2026 | O Guia Antecipado para Vencer o Leão sem Estresse

    Todos os anos, o ritual se repete: a Receita Federal abre o prazo para o acerto de contas com o Fisco. Embora o programa oficial geralmente seja liberado apenas em março, a batalha é vencida em fevereiro. A organização antecipada não é apenas uma questão de evitar a pressa, mas de garantir que você não pague mais imposto do que deve ou acabe caindo nas garras da malha fina por erros bobos de digitação.

    .. (continue lendo)

  • Ref. 2025 | Checklist de Obrigações 2026

    Esta tabela resume os principais compromissos.

    Lembre-se que as obrigações do Lucro Real e Presumido costumam exigir um contador certificado.

    <.. (continue lendo)
  • Obrigações Acessórias | Ano Calendário 2025

    Estamos em janeiro de 2026, o momento em que as empresas brasileiras precisam "olhar pelo retrovisor" para organizar as contas e obrigações do ano que passou (2025).

    O sistema tributário brasileiro funciona através de obrigações acessórias: declarações que você envia ao governo pa.. (continue lendo)

  • Reforma Tributária | Obrigações e Mudanças Operacionais

    Com o início do período de transição da Reforma Tributária em janeiro de 2026, as empresas brasileiras passam a operar em um regime híbrido. Abaixo estão as 7 principais obrigações e mudanças operacionais vigentes:

    1. Destaque de CBS e IBS nos Documentos Fiscais

    continue lendo)

  • Tabela Progressiva de Cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Física | A Partir de Janeiro 2026

    Tabela do imposto de renda pessoa física partir do mês de janeiro de 2026:

    continue lendo)
  • Código de Defesa do Contribuinte

    A Lei Complementar nº 225/2026, institui o Código de Defesa do Contribuinte, um marco legal que busca equilibrar a relação entre o Fisco e o cidadão/empresa, promovendo a transparência e reduzindo a litigiosidade.

    Abaixo, apresento um resumo estruturado dos pontos centrais desta nova legislação para facilitar sua comp.. (continue lendo)

  • Por Que Nossas Metas Falham - O Ciclo da Falsa Esperança do Ano Novo

    🎯 Todo final de ano, a cena se repete: uma onda de otimismo nos inunda, a caneta desliza sobre o papel, e uma lista de resoluções grandiosas é criada. Perder peso, aprender um idioma, economizar, começar a academia. No entanto, estudos mostram que apenas cerca de 8% a 10% das pessoas conseguem cumprir integralmente suas metas de Ano Novo.

    Por que somos t.. (continue lendo)

  • Desenvolvido por: TBrWeb

    Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

      Base de Cálculo em R$