• Home|
  • Lula sanciona lei que cria o Código de Defesa do Contribuinte

Lula sanciona lei que cria o Código de Defesa do Contribuinte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na quinta-feira (8), a Lei Complementar nº 225, que institui o Código de Defesa do Contribuinte. A nova norma define os direitos e deveres dos contribuintes e estabelece regras para a relação entre cidadãos e a administração tributária.

A lei determina que as regras do Código de Defesa do Contribuinte valem em todo o país e devem ser seguidas por todos os órgãos que cobram e fiscalizam tributos, incluindo União, estados, Distrito Federal e municípios. Isso vale tanto para a administração direta quanto para autarquias, fundações e empresas públicas que atuam na área tributária, como previsto nos artigos iniciais da lei.

O texto também define princípios que devem orientar a atuação do Fisco. Entre eles estão o respeito à segurança jurídica e à boa-fé, a redução de conflitos entre o governo e o contribuinte e a facilitação do cumprimento das obrigações tributárias. A administração tributária deve garantir o direito de defesa, evitar cobranças abusivas e oferecer orientação clara aos cidadãos, como estabelece o Capítulo II da lei.

O Código lista ainda os direitos dos contribuintes. Eles passam a ter, por exemplo, o direito de receber informações claras sobre as regras tributárias, ser tratado com respeito pelos órgãos públicos, acessar dados mantidos pela administração e contar com advogado em processos administrativos. Ao mesmo tempo, a lei define deveres, como agir com boa-fé, fornecer informações quando solicitado e cumprir as decisões tomadas pelo Fisco.

Outro ponto da nova legislação é a criação de uma diferenciação entre contribuintes que pagam regularmente seus tributos e aqueles que acumulam dívidas de forma recorrente. O texto cria a categoria dos chamados "bons pagadores e cooperativos", que poderão ter acesso a atendimento simplificado e a programas de conformidade. Já o chamado "devedor contumaz" é definido como aquele que deixa de pagar impostos de forma reiterada e em valores relevantes, com regras específicas para essa classificação.

Por fim, a lei cria programas para estimular o cumprimento voluntário das obrigações fiscais. Entre eles estão o Programa de Conformidade Cooperativa Fiscal (Confia) e o Programa de Estímulo à Conformidade Tributária (Sintonia), que buscam aproximar contribuintes e Receita Federal, ampliar a transparência e dar mais previsibilidade às cobranças de impostos.

Leia a íntegra da sanção presidencial.

Fonte: congressoemfoco

Últimas Publicações

  • Código de Defesa do Contribuinte

    A Lei Complementar nº 225/2026, institui o Código de Defesa do Contribuinte, um marco legal que busca equilibrar a relação entre o Fisco e o cidadão/empresa, promovendo a transparência e reduzindo a litigiosidade.

    Abaixo, apresento um resumo estruturado dos pontos centrais desta nova legislação para facilitar sua comp.. (continue lendo)

  • Por Que Nossas Metas Falham - O Ciclo da Falsa Esperança do Ano Novo

    🎯 Todo final de ano, a cena se repete: uma onda de otimismo nos inunda, a caneta desliza sobre o papel, e uma lista de resoluções grandiosas é criada. Perder peso, aprender um idioma, economizar, começar a academia. No entanto, estudos mostram que apenas cerca de 8% a 10% das pessoas conseguem cumprir integralmente suas metas de Ano Novo.

    Por que somos t.. (continue lendo)

  • Ações Imediatas LALUR/LACS e ECF

    As ações imediatas são de natureza contábil, fiscal e de sistemas. Elas visam garantir a correta apuração e o alinhamento com o leiaute da ECF que está sendo utilizado para o período.

    1. Adequação do Sistema ERP/Contábil

    • continue lendo)

  • Situação Atual da Distribuição de Lucros

    Até o momento, a distribuição de lucros ou dividendos é, em geral, isenta de Imposto de Renda na Pessoa Física (sócio ou acionista), desde que a empresa tenha escrituração contábil regular. Essa isenção vigora desde 1996.

    1. Tributação de Lucros/Dividendos (a partir de 2026)continue lendo)

  • A Força do Networking para Indicações Máximas

    Sabemos que seu tempo é ouro. Você precisa de estratégias de marketing que funcionem sem exigir horas preciosas do seu dia. A boa notícia é que o networking (sua rede de contatos) é uma ferramenta poderosa e muitas vezes subutilizada para otimizar seu marketing e maximizar as indicações de clientes.  

    continue lendo)

  • O que o empresário precisa fazer agora para se adequar à Reforma Tributária

    A Emenda Constitucional 132/2023 foi promulgada, mas as leis complementares que detalharão as regras de cobrança, creditamento, e as alíquotas de referência do IVA (composto pela CBS e IBS) ainda estão sendo elaboradas e debatidas.

    Os efeitos práticos da reforma sobre o consumo começarão a ser sentidos de forma mais significativa apenas .. (continue lendo)

  • Micro Priorização | O Poder das Pequenas Decisões Estratégicas

    Em um ambiente de negócios cada vez mais acelerado e complexo, com recursos e tempo limitados, o pequeno e médio empresário (PME) não pode se dar ao luxo de gastar energia em decisões de baixo impacto. É aqui que entra a Micro Priorização – uma abordagem adotada por líderes de ponta que consiste em tomar decisões pequenas, porém altamente estratégicas, capazes de gerar um efeito desproporc.. (continue lendo)

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).