• Home|
  • PIB deve crescer abaixo de 2% em 2026, na projeção da CNI

PIB deve crescer abaixo de 2% em 2026, na projeção da CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta quarta-feira (10/12) as projeções econômicas para o ano de 2026, que será marcado por um novo pleito eleitoral que, ao que tudo indica, deve ser novamente polarizado.

Durante o anúncio das projeções, o presidente da entidade, Ricardo Alban, demonstrou estar pouco confiante com o andamento da economia no próximo ano, sobretudo em virtude dos juros mais altos. De acordo com a entidade, a taxa nominal já poderia estar entre 11% e 12%, e não em 15% anuais, como está atualmente. A taxa real  — que desconta a inflação oficial — ainda é superior a 10%.

Diante disso, a CNI projeta uma Taxa Selic de 12% no final de 2026, levando em consideração os últimos movimentos do Banco Central e a perspectiva para as próximas reuniões. Hoje, o Comitê de Política Monetária (Copom) encerra a última reunião do ano, com a tendência praticamente certa de manutenção da taxa atual.

Alban reforçou que o Banco Central deve pensar em outras formas de controle inflacionário além da tradicional taxa de juros. Segundo ele, essa ferramenta não pode ser utilizada “a qualquer preço” e que o presidente do BC, Gabriel Galípolo, e os outros diretores devem pensar em uma solução equilibrada para a economia como um todo. “Isso tem que ser feito dentro de uma perspectiva de uma lógica de Estado, de país, de desenvolvimento econômico e social de médio e longo prazo”, comentou.

Inflação e PIB

A entidade também projeta uma inflação de 4,1% no próximo ano, abaixo do teto da meta prevista para o período. Diante disso, a CNI considera que os juros reais devem encerrar o ano no patamar de 7,9%, ainda elevado, mas abaixo dos dois dígitos atuais. De acordo com a confederação, essa taxa ainda deve inibir o crescimento econômico e o investimento no país.

A respeito do PIB, a CNI projeta um crescimento consideravelmente menor do que o estimado para 2025. Enquanto a entidade prevê um avanço de 2,5% neste ano, sobretudo por conta dos bens resultados do agronegócio, em 2026 a projeção cai para 1,8%, com a indústria (1,1%) cada vez menos aquecida e os serviços (1,9%) puxando relativamente a economia para cima no ano.

Para o diretor de Economia da CNI, Mario Sergio Telles, as eleições devem impactar também o controle fiscal, principalmente dos estados. “Para o ano que vem, deve ter uma aceleração nesse ritmo de crescimento das despesas, isso está relacionado ao ciclo eleitoral e isso é comum. Como no ano passado nós tivemos a despesa dos municípios, que é a eleição foi municipal, ano que vem isso deve acontecer nos estados”, avaliou Telles.

O presidente da CNI também reforçou a falta de incerteza para o próximo ano, sobretudo em relação às despesas. “Todo o ciclo eleitoral sempre é preocupante para a indústria. Até que nós temos falado talvez mais ou menos preocupante agora. Primeiro, que nós voltamos a ver uma tendência de polarização. Isso é preocupante, porque as uniões populistas tendem a ganhar mais força, independente de se seja ano eleitoral, ou não”, destacou.

Fonte: correiobraziliense

Últimas Publicações

  • Por Que Nossas Metas Falham - O Ciclo da Falsa Esperança do Ano Novo

    🎯 Todo final de ano, a cena se repete: uma onda de otimismo nos inunda, a caneta desliza sobre o papel, e uma lista de resoluções grandiosas é criada. Perder peso, aprender um idioma, economizar, começar a academia. No entanto, estudos mostram que apenas cerca de 8% a 10% das pessoas conseguem cumprir integralmente suas metas de Ano Novo.

    Por que somos t.. (continue lendo)

  • Ações Imediatas LALUR/LACS e ECF

    As ações imediatas são de natureza contábil, fiscal e de sistemas. Elas visam garantir a correta apuração e o alinhamento com o leiaute da ECF que está sendo utilizado para o período.

    1. Adequação do Sistema ERP/Contábil

    • continue lendo)

  • Situação Atual da Distribuição de Lucros

    Até o momento, a distribuição de lucros ou dividendos é, em geral, isenta de Imposto de Renda na Pessoa Física (sócio ou acionista), desde que a empresa tenha escrituração contábil regular. Essa isenção vigora desde 1996.

    1. Tributação de Lucros/Dividendos (a partir de 2026)continue lendo)

  • A Força do Networking para Indicações Máximas

    Sabemos que seu tempo é ouro. Você precisa de estratégias de marketing que funcionem sem exigir horas preciosas do seu dia. A boa notícia é que o networking (sua rede de contatos) é uma ferramenta poderosa e muitas vezes subutilizada para otimizar seu marketing e maximizar as indicações de clientes.  

    continue lendo)

  • O que o empresário precisa fazer agora para se adequar à Reforma Tributária

    A Emenda Constitucional 132/2023 foi promulgada, mas as leis complementares que detalharão as regras de cobrança, creditamento, e as alíquotas de referência do IVA (composto pela CBS e IBS) ainda estão sendo elaboradas e debatidas.

    Os efeitos práticos da reforma sobre o consumo começarão a ser sentidos de forma mais significativa apenas .. (continue lendo)

  • Micro Priorização | O Poder das Pequenas Decisões Estratégicas

    Em um ambiente de negócios cada vez mais acelerado e complexo, com recursos e tempo limitados, o pequeno e médio empresário (PME) não pode se dar ao luxo de gastar energia em decisões de baixo impacto. É aqui que entra a Micro Priorização – uma abordagem adotada por líderes de ponta que consiste em tomar decisões pequenas, porém altamente estratégicas, capazes de gerar um efeito desproporc.. (continue lendo)

  • Tecnologia e a Humanidade Estão Mudando o Jogo das Dívidas

    Você já recebeu uma cobrança que mais parecia uma bronca? Ninguém gosta de dever, e ser cobrado de forma agressiva ou impessoal piora ainda mais a situação. A boa notícia é que o jeito de cobrar está mudando, e para muito melhor!

    Hoje, a tecnologia se uniu à sensibilidade humana para transformar a cobran&cc.. (continue lendo)

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).