• Home|
  • Brasil alcança melhores resultados de renda, desigualdade e pobreza em 2024

Brasil alcança melhores resultados de renda, desigualdade e pobreza em 2024

O Brasil registrou, em 2024, os melhores resultados de renda, desigualdade e pobreza desde 1995, de acordo com nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada nesta terça-feira (25/11), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao longo de 30 anos, a renda domiciliar per capita cresceu cerca de 70%, o coeficiente de Gini caiu quase 18% e a taxa de extrema pobreza recuou de 25% para menos de 5%.

O avanço foi desigual, concentrado entre 2003 e 2014 e retomado com força entre 2021 e 2024, após um período prolongado de crises marcado por recessão, lenta recuperação e impacto da pandemia. Nesse período recente, a renda média cresceu mais de 25% em termos reais, o maior aumento desde o Plano Real, acompanhado de redução expressiva da desigualdade. “Os resultados mostram que é possível reduzir intensamente a pobreza e a desigualdade, mas que esses movimentos também podem ser interrompidos ou mesmo revertidos por vários fatores”, destacou Marcos Dantas Hecksher, coautor do estudo.

Pesquisadores apontam que a melhora se deve ao aquecimento do mercado de trabalho e à expansão das transferências de renda, responsáveis por quase metade da redução da extrema pobreza e da desigualdade entre 2021 e 2024. Programas como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Auxílio Brasil e Auxílio Emergencial se mostraram mais eficazes após 2020, embora o efeito das transferências tenha perdido força nos últimos dois anos, enquanto o mercado de trabalho manteve forte influência sobre os indicadores sociais.

Em 2024, 4,8% da população vivia abaixo da linha de extrema pobreza (US$ 3 por dia) e 26,8% abaixo da linha de pobreza (US$ 8,30 por dia). Mais de 60% da redução da extrema pobreza entre 2021 e 2024 decorreu da melhora distributiva. O estudo alerta que, com o fim da expansão das políticas assistenciais, o mercado de trabalho será ainda mais determinante nos próximos anos. Segundo Hecksher, combater desigualdades exige “não apenas melhor direcionamento de gastos sociais aos mais pobres, mas também uma distribuição mais justa dos impostos e promoção da produtividade do trabalho dos mais pobres.”

Fonte: correiobraziliense

Últimas Publicações

  • O que o empresário precisa fazer agora para se adequar à Reforma Tributária

    A Emenda Constitucional 132/2023 foi promulgada, mas as leis complementares que detalharão as regras de cobrança, creditamento, e as alíquotas de referência do IVA (composto pela CBS e IBS) ainda estão sendo elaboradas e debatidas.

    Os efeitos práticos da reforma sobre o consumo começarão a ser sentidos de forma mais significativa apenas .. (continue lendo)

  • Micro Priorização | O Poder das Pequenas Decisões Estratégicas

    Em um ambiente de negócios cada vez mais acelerado e complexo, com recursos e tempo limitados, o pequeno e médio empresário (PME) não pode se dar ao luxo de gastar energia em decisões de baixo impacto. É aqui que entra a Micro Priorização – uma abordagem adotada por líderes de ponta que consiste em tomar decisões pequenas, porém altamente estratégicas, capazes de gerar um efeito desproporc.. (continue lendo)

  • Tecnologia e a Humanidade Estão Mudando o Jogo das Dívidas

    Você já recebeu uma cobrança que mais parecia uma bronca? Ninguém gosta de dever, e ser cobrado de forma agressiva ou impessoal piora ainda mais a situação. A boa notícia é que o jeito de cobrar está mudando, e para muito melhor!

    Hoje, a tecnologia se uniu à sensibilidade humana para transformar a cobran&cc.. (continue lendo)

  • Substitua o Laranjal de MEIs pelo Enquadramento Adequado

    A principal desvantagem em ter um MEI (Microempreendedor Individual) em vez de uma EPP (Empresa de Pequeno Porte) reside nas limitações que o MEI impõe ao crescimento e à estrutura do seu negócio.

    Enquanto o MEI é o regime mais simples e com a menor carga tributária do Brasil, a EPP oferece muito mais flexibilidade para expandir... (continue lendo)

  • Passo a Passo para Abrir Um MEI

    O processo de formalização do Microempreendedor Individual (MEI) é feito pelo Portal do Empreendedor (parte do portal Gov.br).

    Passo a Passo para Formalização

    1) Você precisará ter uma conta no portal do governo (Gov.br) c.. (continue lendo)

  • Erros Comuns na Abertura e Gestão de MEI

    O maior risco desses erros é o desenquadramento do MEI, o que obriga o empreendedor a migrar para regimes mais complexos (como Microempresa - ME) e, muitas vezes, a pagar impostos retroativos com multas.

    1. Erros na Formalização (Abertura e Enquadramento)

    continue lendo)

  • Os Direitos do Trabalhador com Câncer

    Os direitos das pessoas com câncer perante a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Brasil são abrangentes e visam oferecer suporte durante o tratamento.  

    Direitos perante o INSS (Previdência Social):

    1. continue lendo)

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).