• Home|
  • Indústria perde fôlego e tem queda de 0,4% em setembro

Indústria perde fôlego e tem queda de 0,4% em setembro

A produção industrial brasileira apresentou queda de 0,4% em setembro, na comparação com agosto, revertendo parte do avanço de 0,7% registrado no mês anterior. Segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta terça-feira (4/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em relação a setembro de 2024, houve crescimento de 2,0%.

Três das quatro grandes categorias econômicas e 12 dos 25 ramos industriais pesquisados registraram queda na produção em setembro. As principais influências negativas vieram dos segmentos de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-9,7%), das indústrias extrativas (-1,6%) e de veículos automotores, reboques e carrocerias (-3,5%). 

Segundo o gerente da pesquisa, André Macedo, entre abril e julho a indústria acumulou queda de 1,3%, após meses de desempenho predominantemente negativo. Em setembro, o setor voltou a recuar, impactado por segmentos de grande peso, como a indústria farmacêutica, o setor extrativo e a indústria automobilística, que juntos representam cerca de 23% da produção total.

Entre as 13 atividades que registraram aumento na produção, a de produtos alimentícios avançou 1,9%, com o maior impacto sobre o resultado geral da indústria. O setor alcançou o terceiro mês consecutivo de crescimento, acumulando alta de 4,4% no período.

No acumulado do ano, a indústria registra alta de 1,0% em relação ao mesmo período de 2024. Já no resultado dos últimos 12 meses, o avanço é de 1,5%.

Fonte: correiobraziliense

Últimas Publicações

  • Tecnologia e a Humanidade Estão Mudando o Jogo das Dívidas

    Você já recebeu uma cobrança que mais parecia uma bronca? Ninguém gosta de dever, e ser cobrado de forma agressiva ou impessoal piora ainda mais a situação. A boa notícia é que o jeito de cobrar está mudando, e para muito melhor!

    Hoje, a tecnologia se uniu à sensibilidade humana para transformar a cobran&cc.. (continue lendo)

  • Substitua o Laranjal de MEIs pelo Enquadramento Adequado

    A principal desvantagem em ter um MEI (Microempreendedor Individual) em vez de uma EPP (Empresa de Pequeno Porte) reside nas limitações que o MEI impõe ao crescimento e à estrutura do seu negócio.

    Enquanto o MEI é o regime mais simples e com a menor carga tributária do Brasil, a EPP oferece muito mais flexibilidade para expandir... (continue lendo)

  • Passo a Passo para Abrir Um MEI

    O processo de formalização do Microempreendedor Individual (MEI) é feito pelo Portal do Empreendedor (parte do portal Gov.br).

    Passo a Passo para Formalização

    1) Você precisará ter uma conta no portal do governo (Gov.br) c.. (continue lendo)

  • Erros Comuns na Abertura e Gestão de MEI

    O maior risco desses erros é o desenquadramento do MEI, o que obriga o empreendedor a migrar para regimes mais complexos (como Microempresa - ME) e, muitas vezes, a pagar impostos retroativos com multas.

    1. Erros na Formalização (Abertura e Enquadramento)

    continue lendo)

  • Os Direitos do Trabalhador com Câncer

    Os direitos das pessoas com câncer perante a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Brasil são abrangentes e visam oferecer suporte durante o tratamento.  

    Direitos perante o INSS (Previdência Social):

    1. continue lendo)

  • Outubro Rosa | Direitos da Mulher com Câncer

    Além dos direitos trabalhistas e previdenciários comuns a todas as pessoas com câncer (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, saque de FGTS/PIS, etc.), a mulher com câncer, especialmente de mama e colo do útero, possui direitos específicos garantidos pela legislação brasileira, principalmente na área da saúde.

    Os principa.. (continue lendo)

  • A Volta aos Escritórios | O Fim da Hegemonia do Home Office

    Após o ápice do home office imposto pela pandemia de COVID-19, uma tendência de reversão tem se consolidado no mercado de trabalho. Cada vez mais empresas, impulsionadas pela busca continue lendo)

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).