• Home|
  • Produção industrial avança 0,1% em junho, mas ainda sente perdas acumuladas

Produção industrial avança 0,1% em junho, mas ainda sente perdas acumuladas

A produção industrial brasileira registrou leve alta de 0,1% em junho de 2025, na comparação com maio, interrompendo dois meses consecutivos de queda. Apesar do desempenho positivo, o setor ainda não recuperou o recuo acumulado de 1,2% em abril e maio, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta sexta-feira (1º/7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado, a indústria está 2,0% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020), mas permanece 15,1% abaixo do pico histórico de maio de 2011. Já em relação a junho de 2024, houve retração de 1,3%.

Entre as 25 atividades pesquisadas, 17 tiveram crescimento em junho. O maior impacto veio de veículos automotores, reboques e carrocerias, que avançaram 2,4% após queda de 4,0% em maio. A indústria automobilística foi impulsionada sobretudo pela maior produção de automóveis.

Segundo o gerente da pesquisa, André Macedo, o avanço reflete a retomada de dinamismo em mais segmentos industriais. “A interrupção do comportamento negativo em junho foi marcada pelo aumento no espalhamento de setores em crescimento, o mais disseminado desde junho de 2024, quando 22 atividades registraram taxas positivas”, explicou.

Ramo extrativo e alimentos pesam negativamente

Por outro lado, oito atividades registraram queda. Os principais destaques negativos foram:

 • Indústrias extrativas: -1,9%, com recuo puxado pela menor produção de minério de ferro, após quatro meses de alta que acumularam expansão de 9,3%;
 • Produtos alimentícios: -1,9%, quarto mês seguido de queda (-3,6% no período), impactado pela menor produção de açúcar, carnes e derivados da soja;
 • Coque, derivados do petróleo e biocombustíveis: -2,3%, acumulando perda de 9,1% em três meses, devido à menor produção de álcool e derivados do petróleo.

Essas três atividades representam cerca de 45% da indústria nacional, o que explica o peso expressivo sobre o resultado geral.

Na comparação mensal, bens de capital (1,2%) e bens de consumo duráveis (0,2%) voltaram ao campo positivo, após recuos em maio. Já bens de consumo semi e não duráveis (-1,2%) e bens intermediários (-0,1%) registraram retração. O primeiro acumula queda de 5,7% em três meses, enquanto o segundo repetiu a leve perda do mês anterior.

Fonte: correiobraziliense

Últimas Publicações

  • BEEM | Programa Bolsa Estágio Ensino Médio - Estado de São Paulo

    O Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP), que busca conectar estudantes do Ensino Médio Técnico da rede estadual ao mercado de trabalho, oferecendo uma experiência prática remunerada.  

    Como funciona o B.. (continue lendo)

  • Os principais tipos de empreendedorismo no Brasil

    O empreendedorismo no Brasil é um universo vasto e diverso, com diferentes modelos que se adaptam às necessidades e realidades do país. Conhecer esses tipos é o primeiro passo para quem deseja começar um negócio ou entender o mercado. Listamos os principais tipos de empreendedorismo.

    Empreendedorismo Individual

    continue lendo)

  • A Sobrecarga e a Solidão são Desafios Reais e Frequentes para os Empresários

    É verdade, a sobrecarga e a solidão são desafios reais e frequentes para os empresários brasileiros. Pesquisas apontam que a maioria dos empreendedores enfrenta esses problemas, com impactos significativos na saúde mental, bem-estar e até mesmo na tomada de decisões do negócio. A autocobrança excessiva, as longas jornadas de trabalho e a necessidade de lidar com múltiplas funções contribuem para esse cená.. (continue lendo)

  • Desvendando o Segredo para uma Empresa Multigeracional de Sucesso

    No mundo dos negócios de hoje, é cada vez mais comum encontrar no mesmo ambiente de trabalho pessoas de diferentes gerações: desde os mais experientes, com décadas de vivência profissional, até os jovens que estão dando os primeiros passos no mercado. Essa mistura pode ser uma fonte incrível de inovação e crescimento, mas também pode gerar desafios se não for bem gerenciada.

    Por Que Entender as Gerações é Crucial Para o Seu Negócio?

    Ima.. (continue lendo)

  • O Windows 11 é Inevitável? Como Saber se Seu PC Está Pronto

     

    A Microsoft tem incentivado fortemente a migração para o Windows 11, e muitos usuários se perguntam se essa atualização é obrigatória e, mais importante, se seus computadores possuem o hardware necessário para a transição. Embora a empresa não force diretamente a atualização para quem não atende aos requisitos mínimos, a experiência de uso no Windows 10 pode se tornar gradualmente me.. (continue lendo)

  • Como Precificar a Prestação de Serviços?

    Ao precificar a prestação de serviços em pequenas empresas, você precisa considerar uma série de fatores que vão além do tempo gasto na execução. Diferente da venda de produtos, onde há um custo direto da mercadoria, no serviço o "produto" é o seu conhecimento, tempo e habilidade. Custos Diretos do Servi.. (continue lendo)

  • Como Precificar Produtos e Mercadorias

    O que Colocar na conta ao precificar produtos e mercadorias em pequenas empresas?

    A precificação é um dos pilares para o sucesso de qualquer pequena empresa. Definir o preço correto de seus produtos e mercadorias não é apenas cobrir custos, mas também gerar lucro e ser competitivo no mercado. Para isso, é fundamental considerar uma série de fator.. (continue lendo)

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).