• Home|
  • Consumo nos lares brasileiros aumenta em junho, aponta Abras

Consumo nos lares brasileiros aumenta em junho, aponta Abras

O consumo nos lares brasileiros aumentou 2,83% em junho deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que mostra um levantamento divulgado nesta quinta-feira (24/7) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Segundo a pesquisa, em relação a maio deste ano, a alta foi de 1,07%.

Já no acumulado dos seis primeiros meses de 2025, o crescimento do consumo nos lares do país subiu 2,63%.

Preços da Cesta Abrasmercad

O estudo da Abras mostrou ainda a primeira queda em 9 meses na Cesta Abrasmercado, composta por uma série de alimentos básicos. 

O indicador mede a variação da cesta composta por 35 produtos de largo consumo, entre os quais alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza.

Entre maio e junho de 2025, o valor médio da cesta recuou de R$ 823,37 para R$ 819,81, o que correspondeu a uma queda de 0,43%.

No acumulado do primeiro semestre deste ano, por outro lado, houve alta nos preços de 3,18%.

Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por regiões

A pesquisa da Abras traz o recorte por regiões do país. Em junho, o Sudeste registrou a maior queda no preço da cesta, com recuo de 0,79%.

Em relação à cesta de alimentos básicos, que tem 12 produtos, o recuo nos preços foi de 0,48%, sob influência da redução nos valores de arroz, óleo de soja e leite longa vida.

O que diz a Abras

Segundo a entidade, o consumo no mês passado foi impulsionado, entre outros fatores, por “recursos extras” na economia brasileira, como o reajuste do salário mínimo, a liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), os repasses do Bolsa Família e do Auxílio Gás e as restituições do Imposto de Renda (IR).

Para o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, o desempenho do consumo nos lares brasileiros em junho mostra resiliência, apesar da inflação ainda elevada para alimentos e bebidas (de 3,69% no semestre, acima da inflação geral de 2,99%).

“Ao longo do semestre, o consumidor pesquisou preços, trocou marcas, mas não reduziu o consumo em volume”, explicou Milan. “A tendência é que esse comportamento do consumidor verificado em junho se estenda para os meses seguintes”, completou.

Fonte: metropoles

Últimas Publicações

  • BEEM | Programa Bolsa Estágio Ensino Médio - Estado de São Paulo

    O Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP), que busca conectar estudantes do Ensino Médio Técnico da rede estadual ao mercado de trabalho, oferecendo uma experiência prática remunerada.  

    Como funciona o B.. (continue lendo)

  • Os principais tipos de empreendedorismo no Brasil

    O empreendedorismo no Brasil é um universo vasto e diverso, com diferentes modelos que se adaptam às necessidades e realidades do país. Conhecer esses tipos é o primeiro passo para quem deseja começar um negócio ou entender o mercado. Listamos os principais tipos de empreendedorismo.

    Empreendedorismo Individual

    continue lendo)

  • A Sobrecarga e a Solidão são Desafios Reais e Frequentes para os Empresários

    É verdade, a sobrecarga e a solidão são desafios reais e frequentes para os empresários brasileiros. Pesquisas apontam que a maioria dos empreendedores enfrenta esses problemas, com impactos significativos na saúde mental, bem-estar e até mesmo na tomada de decisões do negócio. A autocobrança excessiva, as longas jornadas de trabalho e a necessidade de lidar com múltiplas funções contribuem para esse cená.. (continue lendo)

  • Desvendando o Segredo para uma Empresa Multigeracional de Sucesso

    No mundo dos negócios de hoje, é cada vez mais comum encontrar no mesmo ambiente de trabalho pessoas de diferentes gerações: desde os mais experientes, com décadas de vivência profissional, até os jovens que estão dando os primeiros passos no mercado. Essa mistura pode ser uma fonte incrível de inovação e crescimento, mas também pode gerar desafios se não for bem gerenciada.

    Por Que Entender as Gerações é Crucial Para o Seu Negócio?

    Ima.. (continue lendo)

  • O Windows 11 é Inevitável? Como Saber se Seu PC Está Pronto

     

    A Microsoft tem incentivado fortemente a migração para o Windows 11, e muitos usuários se perguntam se essa atualização é obrigatória e, mais importante, se seus computadores possuem o hardware necessário para a transição. Embora a empresa não force diretamente a atualização para quem não atende aos requisitos mínimos, a experiência de uso no Windows 10 pode se tornar gradualmente me.. (continue lendo)

  • Como Precificar a Prestação de Serviços?

    Ao precificar a prestação de serviços em pequenas empresas, você precisa considerar uma série de fatores que vão além do tempo gasto na execução. Diferente da venda de produtos, onde há um custo direto da mercadoria, no serviço o "produto" é o seu conhecimento, tempo e habilidade. Custos Diretos do Servi.. (continue lendo)

  • Como Precificar Produtos e Mercadorias

    O que Colocar na conta ao precificar produtos e mercadorias em pequenas empresas?

    A precificação é um dos pilares para o sucesso de qualquer pequena empresa. Definir o preço correto de seus produtos e mercadorias não é apenas cobrir custos, mas também gerar lucro e ser competitivo no mercado. Para isso, é fundamental considerar uma série de fator.. (continue lendo)

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).