• Home|
  • Empresas devem acessar relatório de transparência salarial a partir de 21 de março

Empresas devem acessar relatório de transparência salarial a partir de 21 de março

As empresas que enviaram as informações sobre a transparência salarial e critérios remuneratórios para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) deverão, a partir de 21 de março, acessar o seu relatório disponibilizado pelo portal do Emprega Brasil. De posse deste relatório, a empresa tem até o dia 31 de março para publicar em suas redes sociais, site ou em instrumentos similares, sempre em local visível, garantida a ampla divulgação para seus empregados, trabalhadores e público em geral.

O MTE observa que somente o relatório, que será divulgado a partir do dia 21 de março, deve ser considerado como oficial. Informações disseminadas antes desta data, devem ser ignoradas.

“A área técnica do MTE ainda está trabalhando para consolidar os dados que serão disponibilizados no portal Emprega Brasil na próxima quinta (21)”, ressalta a subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do MTE, Paula Montagner.

As empresas com 100 ou mais funcionários tiveram até o dia 8 de março para mandar as informações sobre a transparência salarial e critérios remuneratórios para o MTE, conforme determina a Lei de Igualdade Salarial.  Com as informações, o MTE produziu um relatório que deverá ser publicado pela empresa até o dia 31 de março.

A perspectiva do Ministério do Trabalho e do Ministério das Mulheres é ainda no mês de março divulgar um balanço completo, a partir dos dados enviados pelas empresas, sobre a igualdade salarial e critérios remuneratórios entre mulheres e homens que exercem trabalho de igual valor ou atuam na mesma função. Na solenidade de divulgação dos dados, será publicado o decreto do Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral.

Sobre a Lei - Em 3 de julho de 2023, foi sancionada a Lei nº 14.611, que aborda a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre homens e mulheres no ambiente de trabalho, modificando o artigo 461 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Empresas com mais de 100 empregados devem adotar medidas para garantir essa igualdade, incluindo transparência salarial, fiscalização contra discriminação, canais de denúncia, programas de diversidade e inclusão, e apoio à capacitação de mulheres. A lei é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério das Mulheres.
 


Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério das Mulheres.

Últimas Publicações

  • Por Que Nossas Metas Falham - O Ciclo da Falsa Esperança do Ano Novo

    🎯 Todo final de ano, a cena se repete: uma onda de otimismo nos inunda, a caneta desliza sobre o papel, e uma lista de resoluções grandiosas é criada. Perder peso, aprender um idioma, economizar, começar a academia. No entanto, estudos mostram que apenas cerca de 8% a 10% das pessoas conseguem cumprir integralmente suas metas de Ano Novo.

    Por que somos t.. (continue lendo)

  • Ações Imediatas LALUR/LACS e ECF

    As ações imediatas são de natureza contábil, fiscal e de sistemas. Elas visam garantir a correta apuração e o alinhamento com o leiaute da ECF que está sendo utilizado para o período.

    1. Adequação do Sistema ERP/Contábil

    • continue lendo)

  • Situação Atual da Distribuição de Lucros

    Até o momento, a distribuição de lucros ou dividendos é, em geral, isenta de Imposto de Renda na Pessoa Física (sócio ou acionista), desde que a empresa tenha escrituração contábil regular. Essa isenção vigora desde 1996.

    1. Tributação de Lucros/Dividendos (a partir de 2026)continue lendo)

  • A Força do Networking para Indicações Máximas

    Sabemos que seu tempo é ouro. Você precisa de estratégias de marketing que funcionem sem exigir horas preciosas do seu dia. A boa notícia é que o networking (sua rede de contatos) é uma ferramenta poderosa e muitas vezes subutilizada para otimizar seu marketing e maximizar as indicações de clientes.  

    continue lendo)

  • O que o empresário precisa fazer agora para se adequar à Reforma Tributária

    A Emenda Constitucional 132/2023 foi promulgada, mas as leis complementares que detalharão as regras de cobrança, creditamento, e as alíquotas de referência do IVA (composto pela CBS e IBS) ainda estão sendo elaboradas e debatidas.

    Os efeitos práticos da reforma sobre o consumo começarão a ser sentidos de forma mais significativa apenas .. (continue lendo)

  • Micro Priorização | O Poder das Pequenas Decisões Estratégicas

    Em um ambiente de negócios cada vez mais acelerado e complexo, com recursos e tempo limitados, o pequeno e médio empresário (PME) não pode se dar ao luxo de gastar energia em decisões de baixo impacto. É aqui que entra a Micro Priorização – uma abordagem adotada por líderes de ponta que consiste em tomar decisões pequenas, porém altamente estratégicas, capazes de gerar um efeito desproporc.. (continue lendo)

  • Tecnologia e a Humanidade Estão Mudando o Jogo das Dívidas

    Você já recebeu uma cobrança que mais parecia uma bronca? Ninguém gosta de dever, e ser cobrado de forma agressiva ou impessoal piora ainda mais a situação. A boa notícia é que o jeito de cobrar está mudando, e para muito melhor!

    Hoje, a tecnologia se uniu à sensibilidade humana para transformar a cobran&cc.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).