Conhecer o cliente é fundamenta para atender às suas necessidades. Os clientes e o mercado são as razões da existência de qualquer organização. Devemos buscar neles o direcionamento para alcançar o sucesso dentro da gestão empresarial de excelência.
A organização que mantém o foco no cliente busca conhecer suas necessidades atuais e antecipar-se às expectativas futuras, bem como as tendências do mercado. Quando essas necessidades estão claras, é possível desenvolver e oferecer produtos diferenciados, que irão satisfazer os clientes dos mercados atuais ou mesmo atingir novos segmentos.
O foco no mercado mantém a empresa atenta às mudanças que ocorrem à sua volta, principalmente quanto aos concorrentes, às novas ofertas, demandas e necessidades.
É fundamental para a organização disponibilizar canais de relacionamento e gerenciamento das sugestões ou reclamações, para medir o grau de satisfação e fidelidade dos clientes.
A construção desse relacionamento desenvolve novas oportunidades. A divulgação dos produtos, marcas e ações de melhorias fortalecem a imagem positiva e faz a empresa tornar-se conhecida pelos clientes e mercados.
A qualidade deve estar intrínseca ao produto e o cliente é o "árbitro final", que julga a partir de suas percepções. Assim, a organização deve estar atenta às características e atributos dos produtos, além de oferecerem diferenciais com relação à concorrência; devem adicionar valor aos clientes, intensificar sua satisfação, determinar suas preferências e os tornar fiéis à marca, ao produto e à organização.
Manter os clientes é a recompensa pelo atendimento eficaz de suas necessidades mais específicas. Sua permanência junto a empresa aumenta a rentabilidade do negócio, pois o custo de retê-los é, em geral, menor que o custo da conquista ou da reposição de novos clientes.
Traga a voz do cliente para dentro do seu negócio. Seja defensor dos seus interesses. Mantenha sua empresa totalmente voltada para o cliente.
Estabeleça seu alvo, seu "nicho de mercado" para planejar suas ações, métodos e estratégias, e organizar melhor sua empresa, para um direcionamento mais seguro e eficaz.
31 Outubro - 2025
Edital destina verba a instituições com projetos ligados à transição energética, transformação digital, defesa, saúde e sustentabilidade
31 Outubro - 2025
Brasil cria 213 mil empregos formais em setembro de 2025, com serviços e indústria liderando. Sudeste e Nordeste concentram mais vagas, segundo o Caged.
31 Outubro - 2025
O mercado financeiro reduziu a projeção do IPCA para 2025 de 4,70% para 4,56%. A Selic segue em 15% ao ano, o PIB deve crescer 2,16% e o dólar é estimado em R$ 5,41.
31 Outubro - 2025
Governo Central teve déficit de R$ 14,5 bilhões em setembro de 2025, alta de 166,6% ante 2024, com despesas crescendo mais que receitas. No ano, o déficit acumulado é de R$ 100,4 bilhões.
Desenvolvido por: TBrWeb