• Home|
  • Mercado | Avalie a competitividade de sua empresa

Mercado | Avalie a competitividade de sua empresa

O grande número de empresas que atuam no mesmo mercado, oferecendo produtos e serviços semelhantes a um determinado perfil de consumidores, tem sido o principal elemento que atenua a competitividade no mundo dos negócios.

O desenho deste cenário, incrementado pela exigência dos consumidores e, também, pela magnitude das mudanças com um ritmo cada vez mais acelerado e dinâmico, dificulta para qualquer empresa, independente de seu porte e segmento de atuação, a condição de estabelecer sua posição no futuro, mantendo a certeza esperada.

Como tudo muda o tempo todo, as empresas precisam reinventar seus negócios, adaptando-os a uma nova realidade, de forma que eles possam interagir e acompanhar as mudanças para sobreviver. É preciso fazer tudo cada vez mais e melhor.

Cada ação de investimento que deixa de ser executada, principalmente na incorporação de novas tecnologias, na qualificação profissional dos colaboradores e na criação de modelos com inovação, é um passo que a empresa deixa de avançar em sua trajetória.

Analisando tudo isto, você é capaz de dizer se sua empresa está preparada para enfrentar e responder aos desafios deste novo tempo?

Comece a pensar nisto! Para descobrir algumas das respostas, faça uma análise crítica do seu negócio, através da preparação de um autodiagnóstico.

Com uma metodologia simples, você poderá definir, num primeiro momento, sob a ótica dos colaboradores, a situação atual da empresa e aonde ela deseja chegar no futuro, além de detectar seus pontos fortes e fracos, mais os seus valores e principais problemas.

Esta tarefa você mesmo poderá executar. Basta seguir estes passos e aplicar os procedimentos recomendados:

Prepare um questionário com os seguintes pontos:

a) como você vê sua empresa hoje?

b) como você vê sua empresa no futuro?

c) aponte três pontos fortes da sua empresa;

d aponte três pontos fracos da sua empresa;

e) se sua empresa fosse uma pessoa, quais seriam suas três principais características (ex.: uma pessoa amiga, mentirosa, chata, confiável e etc.)?

f) qual é o maior problema da sua empresa hoje?

2· Faça uma reunião com todos os colaboradores;

Dê uma visão geral sobre como a empresa está hoje e comente seu posicionamento no mercado atual, destacando as tendências;

4· Distribua um questionário com todas as perguntas acima para cada colaborador (não se esqueça de dizer que eles não precisam se identificar nas respostas);

5· Faça uma leitura coletiva do questionário e esclareça as dúvidas;

6· Estabeleça uma data para que todos devolvam os questionários respondidos;

7· Tabule os resultados, convoque uma nova reunião coletiva e divulgue-os;

8· Destaque dos resultados a visão que todos têm da empresa hoje, onde desejam que ela esteja no futuro e a importância que cada um tem neste novo trabalho;

9· Forme um grupo para estudar e trabalhar os resultados, definindo-se um plano com oportunidades de melhoria que correspondam exatamente a cada um dos pontos detectados;

10· Acompanhe a execução dos trabalhos e informe os resultados apurados.

O mesmo procedimento pode ser repetido com os clientes, aplicando, entretanto, um questionário ou outro método que a empresa julgue mais conveniente para avaliar as expectativas dos clientes em relação a seus produtos e serviços.

Na seqüência deste trabalho, para que ele se torne mais completo, defina as áreas consideradas estratégicas do negócio e estabeleça indicadores que sejam vitais para facilitar a compreensão do desempenho de cada uma delas.

Como você não pode acompanhar todos os processos da empresa, utilize-se de indicadores para avaliar a situação de fatores considerados mais importantes por você e que merecem ser medidos e identificados os seus desempenhos, a fim de estabelecer uma visão global, mais integrada da empresa.

Quando definir os indicadores, opte por apontar seus resultados em demonstrações gráficas,  comparando-os por períodos (diário, semanal, quinzenal, mensal, semestral e anual). Faça uma análise criteriosa dos resultados e, certamente, você encontrará oportunidades de melhorias e problemas que deverão ser imediatamente atacados.

Aos poucos, você estará criando para a empresa um sistema próprio de inteligência e apoio à tomada de decisões, facilitando, e muito, a escolha acertada pelas melhores decisões.

Últimas Publicações

  • Falta de Energia Elétrica e o Impacto às Empresas

    Considerando o apagão energético que impactou a Europa no final de abril de 2025, mesmo estando no Brasil, um pequeno empresário pode extrair lições valiosas para fortalecer seu negócio contra eventos inesperados. Aqui estão alguns conselhos práticos:  

    Foco na Resiliência Operacional:

  • ESG | A gestão de resíduos no contexto de ESG

    A gestão de resíduos no contexto de ESG (Ambiental, Social e Governança) e da legislação brasileira exige uma abordagem que vai além do simples descarte, buscando a sustentabilidade e a responsabilidade em todas as etapas.  

    Como tratar resíduos sob a ótica ESG e da legislação brasileira:

    <.. (continue lendo)

  • ESG | A Multifacetada Responsabilidade do Produto no Ordenamento Jurídico Brasileiro

     A responsabilidade do produto, compreendida como o dever de garantir a segurança, qualidade, informação clara e acessibilidade de bens e serviços ofertados ao mercado, é um tema central no direito do consumidor brasileiro. Fundamentada em princípios como a boa-fé objetiva e a vulnerabilidade do consumidor, essa responsabilidade permeia diversas esferas do ordenamento jurídico, visando proteger os direitos e a saúde daqueles que adquirem produt.. (continue lendo)

  • ESG Pilar Social | Saúde e Bem Estar dos Empregados

    Para abordar o bem-estar dos empregados e da sociedade sob a perspectiva do ESG (Ambiental, Social e Governança), você precisará integrar práticas e políticas que considerem esses aspectos em todas as áreas da sua empresa. O pilar "Social" do ESG é o mais diretamente relacionado a essas questões.

    Aqui estão algumas ações qu.. (continue lendo)

  • ESG - Ambiental | Energia Renovável, por onde devo começar?

    Quando se trata de ESG (Ambiental, Social e Governança), há uma vasta gama de temas importantes que as empresas podem e devem abordar. A relevância de cada tema pode variar dependendo do setor, da localização geográfica e das partes interessadas da empresa. No entanto, aqui estão alguns dos principais temas que podem ser abordados em cada pilar do ESG, mesmo sendo sua empresa muito pequena:

    Aqui estão algumas ideias e um passo a passo para te ajudar nessa jornada.. (continue lendo)

  • ESG | Temas a Serem Trabalhados

    Quando se trata de ESG (Ambiental, Social e Governança), há uma vasta gama de temas importantes que as empresas podem e devem abordar. A relevância de cada tema pode variar dependendo do setor, da localização geográfica e das partes interessadas da empresa. No entanto, aqui estão alguns dos principais temas que podem ser abordados em cada pilar do ESG:  

    continue lendo)

  • Tabela Progressiva de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Física | A partir de maio de 2025

    Tabela do imposto de renda pessoa física partir do mês de maio de 2025:

      Base de Cálculo em R$  continue lendo)

    Últimas Notícias

    Desenvolvido por: TBrWeb

    Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).