• Home|
  • Manutenção de talentos | Seleção de pessoal exige critério e rigor

Manutenção de talentos | Seleção de pessoal exige critério e rigor

Contratar pessoas é um processo delicado, porque nem sempre o melhor profissional é aquele que está mais bem preparado tecnicamente para desenvolver o trabalho exigido. É prudente, antes da contratação, encontrar a pessoa que se enquadre à cultura da empresa, o que exige uma análise criteriosa da personalidade do candidato.

Diante de uma vaga que precisa ser preenchida, a orientação é que a seleção de candidatos se dê, primeiramente, no âmbito interno, por se considerar que os funcionários já são parte da família empresarial, o que amplia as chances de adaptação do escolhido. Esgotada essa possibilidade, abre-se para o público externo.

Candidatos indicados por conhecidos são sempre bem vindos e podem ser um acelerador do processo, mas as entrevistas são vitais para minimizar os erros de seleção ou da escolha precipitada. Chame os postulantes para conversar com o gerente, representantes de RH e pessoas acima e abaixo da posição à qual eles vão ocupar. É fundamental que pontos de vista dos vários níveis da organização estejam em sintonia em relação à escolha do candidato melhor habilitado para assumir a vaga.

Quando se fala em cultura da empresa está se falando em comportamento e aceitação dos valores que a norteiam. Está se falando em inteligência emocional. Por isso, quem vai fazer a seleção precisa ter segurança em relação a essa cultura corporativa, para que as perguntas convirjam no sentido de evitar dúvidas. Ou seja, o candidato deve entender que ele precisa ter o perfil que o sintonize à cultura organizacional.

Feita a seleção, é natural que haja ajustes. Para estimular os funcionários a vivenciar a cultura da empresa, recompense aqueles que assimilarem com maior propriedade os valores em questão, para que possam desenvolver seus talentos. Uma forma de recompensa é a abertura para cursos de treinamento, com visão de liderança e gestão de desempenho.

A perpetuação desses valores se dá com revisões periódicas, que ajudam no ajuste daqueles que ainda revelam dúvidas ou falhas em relação à cultura corporativa. Nesse processo, são identificados os “mestres de adaptação”, que podem servir como mentores.

No entanto, se um funcionário ultrapassa com constância o limite da cultura corporativa, o melhor caminho é a demissão, o que precisa ser feito com rapidez, assim que identificada a incompatibilidade. Essa é uma posição difícil de manter em uma empresa de caráter familiar. Mas, assim como contratar o funcionário errado afeta a moral e impede a empresa de atingir seus objetivos, mantê-lo na empresa é ainda pior e desgastante.

Últimas Publicações

  • É Obrigatório Emitir Notas Fiscais?

    A emissão de notas fiscais (NFs) é um processo fundamental na rotina de qualquer negócio, seja na venda de produtos ou na prestação de serviços. No entanto, o tema ainda é cercado por dúvidas e, muitas vezes, por informações equivocadas. Para ajudar a esclarecer, separamos os principais mitos e verdades sobre o assunto.  

    continue lendo)

  • Reforma Tributária de 2025 | Entenda o Impacto no Imposto de Renda da Pessoa Física

    A tão esperada Reforma Tributária, aprovada no final de 2023, está prestes a entrar em vigor. Com a transição gradual, a partir de 2026, as mudanças prometem simplificar o complexo sistema de impostos sobre o consumo, unificando tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS em uma só cobrança: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de esfera federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (.. (continue lendo)

  • Como Ficará o Recolhimento de Impostos com a Reforma Tributária a Partir de 2026?

    A Reforma Tributária (Emenda Constitucional 132/2023), que unifica impostos sobre o consumo, trará mudanças significativas na forma como o recolhimento é feito no Brasil. A partir de 2026, com o início da transição, os cinco tributos atuais (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) começarão a ser substituídos pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de esfera federal, e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de esfera estadual e municipal.

    .. (continue lendo)

  • Reajustes Salariais por Categoria Sindical

    Os reajustes salariais no Brasil, especialmente aqueles vinculados a categorias profissionais, funcionam principalmente por meio de negociações coletivas e são regulamentados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O processo envolve a participação de sindicatos de trabalhadores e sindicatos patronais.  

    continue lendo)

  • Setembro Amarelo | Um Sinal de Alerta para Pequenas Empresas

    Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio. O movimento Setembro Amarelo joga luz sobre a importância de falar sobre saúde mental, um tema que, por muito tempo, foi tratado como tabu. No ambiente de trabalho, essa discussão é crucial, especialmente para pequenas e médias empresas (PMEs), onde a proximidade entre gestores e funcionários pode ser uma vantagem na criação de um am.. (continue lendo)

  • Revisão do Primeiro Semestre

    Esse mês  funciona como um ponto de virada estratégico, permitindo que as empresas se organizem e preparem o terreno para os meses de maior movimento. Ações bem planejadas neste período podem evitar o estresse de última hora e garantir que a empresa maximize suas oportunidades. Planejamento Estratégico e Operacional Análise de Desempenho do 1º Semestre: Use agosto para fazer um balan&.. (continue lendo)

  • Contratação de Trabalhadores Temporários

    Esse mês é ponto crucial  do ano, para iniciar o processo de contratação de trabalhadores temporários para dar conta da demanda, das datas comemorativas do segundo semestre. Dia dos pais já ficou para trás, agora é pensar nas próximas datas de alta demanda.  

    Treinamento e Capacitação da Equipe: A alta demanda exige uma equipe bem preparada. Utilize agosto para treinar seus colaboradores sobre novos produtos, políticas de atendimento, gestão de reclamaç.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).