• Home|
  • Vida corporativa | Harmonizada com projeto de vida pessoal

Vida corporativa | Harmonizada com projeto de vida pessoal

Quanto maior a afinidade entre o indivíduo e a profissão que ele escolhe, maiores as chances de êxito em sua carreira. Porque o desenvolvimento profissional está em sintonia com a realização de seu projeto pessoal de vida. A mesma lógica embasa a escolha da empresa em que se pretende trabalhar. Fica difícil alguém se sentir feliz em um ambiente que o desequilibre emocionalmente.

Claro que o processo de harmonização entre vida privada e vida profissional não é simples. As barreiras são muitas e não podem ser removidas apenas por uma pessoa. É um exercício coletivo que exige mudanças culturais da sociedade e da visão predominante nos ambientes corporativos.

Em primeiro lugar, empresários e colaboradores precisam superar a velha concepção de que a vida privada é incompatível com a vida corporativa, como se as pessoas tivessem a tendência natural de viver em dois mundos separados: o do trabalho e o da família, tendo a felicidade e o estímulo como aliadas apenas no espaço doméstico.

Por isso, o grande desafio das escolas é formar profissionais que sintam prazer em suas carreiras e gostem de superar limites. O profissional que encontra sentido na carreira e se sente realizado pela posição que ocupa na empresa é mais criativo, se compromete mais e se apaixona pelo que faz.

Ou seja, enquanto o indivíduo precisa estar disposto a encontrar sentido em sua atividade profissional, para fazer aflorar suas qualidades e competências, o empresário precisa se empenhar para que o ambiente de trabalho não se torne, aos seus colaboradores, inadequado ao relacionamento social e fraternal, com o risco de bloquear o desempenho coletivo.

A falta de visão sobre o estágio que uma corporação pode alcançar ao refinar o relacionamento humano interno em prol do desempenho coletivo leva ao desperdício de talentos. Os empresários precisam saber que os novos profissionais, cientes de suas competências, têm muitas expectativas em relação ao que desenvolvem e querem ser respeitados pelas suas ideias. Não é só o salário que os move, mas também as condições da empresa para que eles possam mostrar seus valores e avançar.

Tanto é que as pessoas que se sentem realizadas profissionalmente são as mais propensas a se mudar de empresa ao perceber que o ambiente de trabalho não está lhes agradando. São aquelas que perceberam a força da vida como sendo uma aventura com riscos inerentes. Elas estão dispostas a se arriscar em busca de algo a mais. Por outro lado, as empresas que sabem trabalhar essa energia renovadora são imensamente beneficiadas por garantir a permanência desses talentos.

Últimas Publicações

  • É Obrigatório Emitir Notas Fiscais?

    A emissão de notas fiscais (NFs) é um processo fundamental na rotina de qualquer negócio, seja na venda de produtos ou na prestação de serviços. No entanto, o tema ainda é cercado por dúvidas e, muitas vezes, por informações equivocadas. Para ajudar a esclarecer, separamos os principais mitos e verdades sobre o assunto.  

    continue lendo)

  • Reforma Tributária de 2025 | Entenda o Impacto no Imposto de Renda da Pessoa Física

    A tão esperada Reforma Tributária, aprovada no final de 2023, está prestes a entrar em vigor. Com a transição gradual, a partir de 2026, as mudanças prometem simplificar o complexo sistema de impostos sobre o consumo, unificando tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS em uma só cobrança: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de esfera federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (.. (continue lendo)

  • Como Ficará o Recolhimento de Impostos com a Reforma Tributária a Partir de 2026?

    A Reforma Tributária (Emenda Constitucional 132/2023), que unifica impostos sobre o consumo, trará mudanças significativas na forma como o recolhimento é feito no Brasil. A partir de 2026, com o início da transição, os cinco tributos atuais (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) começarão a ser substituídos pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de esfera federal, e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de esfera estadual e municipal.

    .. (continue lendo)

  • Reajustes Salariais por Categoria Sindical

    Os reajustes salariais no Brasil, especialmente aqueles vinculados a categorias profissionais, funcionam principalmente por meio de negociações coletivas e são regulamentados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O processo envolve a participação de sindicatos de trabalhadores e sindicatos patronais.  

    continue lendo)

  • Setembro Amarelo | Um Sinal de Alerta para Pequenas Empresas

    Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio. O movimento Setembro Amarelo joga luz sobre a importância de falar sobre saúde mental, um tema que, por muito tempo, foi tratado como tabu. No ambiente de trabalho, essa discussão é crucial, especialmente para pequenas e médias empresas (PMEs), onde a proximidade entre gestores e funcionários pode ser uma vantagem na criação de um am.. (continue lendo)

  • Revisão do Primeiro Semestre

    Esse mês  funciona como um ponto de virada estratégico, permitindo que as empresas se organizem e preparem o terreno para os meses de maior movimento. Ações bem planejadas neste período podem evitar o estresse de última hora e garantir que a empresa maximize suas oportunidades. Planejamento Estratégico e Operacional Análise de Desempenho do 1º Semestre: Use agosto para fazer um balan&.. (continue lendo)

  • Contratação de Trabalhadores Temporários

    Esse mês é ponto crucial  do ano, para iniciar o processo de contratação de trabalhadores temporários para dar conta da demanda, das datas comemorativas do segundo semestre. Dia dos pais já ficou para trás, agora é pensar nas próximas datas de alta demanda.  

    Treinamento e Capacitação da Equipe: A alta demanda exige uma equipe bem preparada. Utilize agosto para treinar seus colaboradores sobre novos produtos, políticas de atendimento, gestão de reclamaç.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).