• Home|
  • Sinergia | Melhorando o relacionamento na empresa

Sinergia | Melhorando o relacionamento na empresa

“O segredo do sucesso ainda não foi descoberto, mas o segredo do fracasso todo mundo já sabe qual é: tentar agradar a todos”. Este ditado tem sua relevância. Basta observar o que acontece na empresa quando evitamos tomar uma decisão, por acreditar que ela não agradará a todos.

A verdade é que, por mais que se faça ou se deixe de fazer, jamais será possível agradar a todos numa empresa, pois trabalhar com pessoas não é fácil e cada uma tem suas pretensões, seus interesses e objetivos.

No campo da Administração, por exemplo, discute-se que este é um dos principais desafios, pois é uma arte lidar com pessoas. Afinal, a Administração depende, e muito, das pessoas: além delas ser o bem de maior valor dentro da empresa e é através delas que os objetivos são alcançados.

Assim, a falta de comprometimento é algo preocupante, pois pode colocar em risco todo o sucesso da empresa. Também o pessimismo das pessoas é capaz de produzir resultados desfavoráveis.

Se a falta de comprometimento é algo mais reservado e eventual, o pessimismo é mais explícito e pode contaminar os outros.

O poder do pessimismo é grande. As pessoas pessimistas são capazes de deixar “pesado” o ambiente onde trabalham, provocando uma desmotivação geral. O baixo astral impera de maneira plena com elas, que conseguem reclamar de tudo. Falam que a empresa é injusta, que ela não faz isto, que deixa de fazer aquilo, que ninguém colabora com ninguém, que sempre falta alguma coisa; enfim, que tudo parece um caos.

Para os pessimistas, todos só têm defeitos, ninguém sabe trabalhar e a empresa deixa a desejar em muita coisa. Sempre acham que estão na empresa errada e que mereciam coisa melhor. Apenas não colocam defeito em si mesmo.

Só que reclamam, reclamam e sempre ficam onde estão; nada fazem para melhorar. Cruzam os braços e, sentadas, esperam que tudo se resolva. A questão é que, assim, nada vai ser resolvido mesmo. Aliás, tendem a piorar!

Quando as pessoas pessimistas chegam ao trabalho, caso não reclamem de algo que as irritou no caminho, ou em casa, têm a criatividade de rapidamente encontrar algo a espetar, fazendo logo suas vítimas.

As palavras de um pessimista explodem como bombas e contaminam todos numa questão de pouco tempo. Suas reclamações ecoam pela empresa. Seus boatos envolvem todos, indistintamente, com exceção delas, é claro!

As pessoas pessimistas parecem não ver limite nas coisas; para elas, quanto pior, melhor. Elas parecem torcer para que tudo dê errado. Para elas, um copo com água pela metade sempre será um copo meio-vazio, nunca um copo meio-cheio.

Tudo bem que o ambiente de trabalho seja um local complexo! Está certo, também, que nem tudo na empresa é um mar-de-rosas, às mil maravilhas como muitos gostariam que fosse. Mas a vida, no geral, é assim: sobram ideias, faltam recursos e temos que viver e trabalhar com o que temos, dentro das limitações.

Nas empresas também não é diferente. A verdade é que nenhuma empresa hoje vai ter tudo o que precisa para fazer as coisas, da forma que desejavam.

Estamos vivendo a época de fazer mais com menos, de fazer dois mais dois resultar cinco e não o tradicional quatro. É a época da sinergia, e as pessoas precisam compreender esta nova realidade.

Logicamente que ninguém deve concordar com tudo o que ocorre na empresa. No fundo, é até bom que existam discordâncias, conflitos de ideias, pois elas são saudáveis, porque fazem as pessoas refletirem diante de seus pensamentos, opiniões e posições, encontrando, muitas vezes, novas ideias e formas diferentes de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade. A empresa precisa aprender com ela mesma. Para tal, deve reconhecer e aceitar a existência de valores diferentes das pessoas que trabalham nela.

Para lidar com os problemas dos pessimistas, a empresa deve contar com um sistema de comunicação prático, descentralizador e que não privilegie uns em detrimento de outros. O acesso a uma informação de interesse coletivo, por exemplo, deve ser facilitado.

O processo precisa ser bem democrático, justo, transparente e envolver muita conversa entre todos os níveis. A empresa deve criar uma prática de ouvir o que seus empregados têm a dizer, motivando-os a fazerem isto ao invés, apenas, de ficarem comentando fatos pelos corredores, com os outros, de sala em sala, distorcendo tudo como se fosse um “telefone-sem-fio”.

Últimas Publicações

  • Falta de Energia Elétrica e o Impacto às Empresas

    Considerando o apagão energético que impactou a Europa no final de abril de 2025, mesmo estando no Brasil, um pequeno empresário pode extrair lições valiosas para fortalecer seu negócio contra eventos inesperados. Aqui estão alguns conselhos práticos:  

    Foco na Resiliência Operacional:

  • ESG | A gestão de resíduos no contexto de ESG

    A gestão de resíduos no contexto de ESG (Ambiental, Social e Governança) e da legislação brasileira exige uma abordagem que vai além do simples descarte, buscando a sustentabilidade e a responsabilidade em todas as etapas.  

    Como tratar resíduos sob a ótica ESG e da legislação brasileira:

    <.. (continue lendo)

  • ESG | A Multifacetada Responsabilidade do Produto no Ordenamento Jurídico Brasileiro

     A responsabilidade do produto, compreendida como o dever de garantir a segurança, qualidade, informação clara e acessibilidade de bens e serviços ofertados ao mercado, é um tema central no direito do consumidor brasileiro. Fundamentada em princípios como a boa-fé objetiva e a vulnerabilidade do consumidor, essa responsabilidade permeia diversas esferas do ordenamento jurídico, visando proteger os direitos e a saúde daqueles que adquirem produt.. (continue lendo)

  • ESG Pilar Social | Saúde e Bem Estar dos Empregados

    Para abordar o bem-estar dos empregados e da sociedade sob a perspectiva do ESG (Ambiental, Social e Governança), você precisará integrar práticas e políticas que considerem esses aspectos em todas as áreas da sua empresa. O pilar "Social" do ESG é o mais diretamente relacionado a essas questões.

    Aqui estão algumas ações qu.. (continue lendo)

  • ESG - Ambiental | Energia Renovável, por onde devo começar?

    Quando se trata de ESG (Ambiental, Social e Governança), há uma vasta gama de temas importantes que as empresas podem e devem abordar. A relevância de cada tema pode variar dependendo do setor, da localização geográfica e das partes interessadas da empresa. No entanto, aqui estão alguns dos principais temas que podem ser abordados em cada pilar do ESG, mesmo sendo sua empresa muito pequena:

    Aqui estão algumas ideias e um passo a passo para te ajudar nessa jornada.. (continue lendo)

  • ESG | Temas a Serem Trabalhados

    Quando se trata de ESG (Ambiental, Social e Governança), há uma vasta gama de temas importantes que as empresas podem e devem abordar. A relevância de cada tema pode variar dependendo do setor, da localização geográfica e das partes interessadas da empresa. No entanto, aqui estão alguns dos principais temas que podem ser abordados em cada pilar do ESG:  

    continue lendo)

  • Tabela Progressiva de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Física | A partir de maio de 2025

    Tabela do imposto de renda pessoa física partir do mês de maio de 2025:

      Base de Cálculo em R$  continue lendo)

    Últimas Notícias

    Desenvolvido por: TBrWeb

    Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).