• Home|
  • ERP – Organizando o fluxo de informações

ERP – Organizando o fluxo de informações

A função básica do ERP (Enterprise Resource Planning) ou Planejamento de Recursos Empresariais é fazer com que todas as áreas de uma empresa se comuniquem, possibilitando um melhor fluxo de informações e otimizando os processos básicos da organização, através de uma ferramenta tecnológica.

De maneira simplificada, ERP é uma plataforma de software que integra os departamentos de uma empresa, armazenando, processando e organizando as informações geradas nos processos organizacionais, agregando e estabelecendo relações de informações entre esses departamentos.

O ERP mapeia todas as etapas organizacionais de uma empresa, desde um pedido até a produção e a entrega do produto. Facilita o fluxo de informações entre todos os departamentos e suas atividades, tais como fabricação, logística, finanças, recursos humanos, marketing etc., organizando um banco de dados único, numa plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em apenas um ambiente computacional.

A utilização do ERP é indispensável para qualquer empresa que pretenda ser competitiva no mercado, gerando confiabilidade a seus dados, monitorados em tempo real, bem como a diminuição de retrabalhos. As informações trafegam pelos módulos em tempo real. Uma ordem de venda dispara o processo de fabricação, estoque, logística etc.

Ao gerenciar e acompanhar todo o processo de produção, vendas, faturamento etc, a empresa tem mais disponibilidade para planejar, diminuir gastos e repensar a cadeia de produção. Ao controlar e entender melhor todas as etapas que levam a um produto final, a empresa pode produzir de forma mais inteligente, rápida e melhor, reduzindo o tempo que o produto fica parado no estoque. Assim, as decisões estratégicas também ganham uma nova dinâmica.

Fases do processo de implantação do ERP

• Análise dos processos e as práticas do negócio: momento em que a empresa é rigorosamente observada para definir a necessidade de uma solução ERP.

• Configuração da aplicação para a empresa: é o funcionamento da solução e outros aspectos do ambiente.

• Colocação da solução em ambiente de teste, para identificação e correção dos erros e falhas do sistema.

• Treinamento dos profissionais envolvidos no sistema, antes de concluir a implantação.

• Instalação do software na empresa e disponibilização da ferramenta a todos os usuários.

• Avaliação da solução, observando o que é necessário melhorar.

Últimas Publicações

  • Falta de Energia Elétrica e o Impacto às Empresas

    Considerando o apagão energético que impactou a Europa no final de abril de 2025, mesmo estando no Brasil, um pequeno empresário pode extrair lições valiosas para fortalecer seu negócio contra eventos inesperados. Aqui estão alguns conselhos práticos:  

    Foco na Resiliência Operacional:

  • ESG | A gestão de resíduos no contexto de ESG

    A gestão de resíduos no contexto de ESG (Ambiental, Social e Governança) e da legislação brasileira exige uma abordagem que vai além do simples descarte, buscando a sustentabilidade e a responsabilidade em todas as etapas.  

    Como tratar resíduos sob a ótica ESG e da legislação brasileira:

    <.. (continue lendo)

  • ESG | A Multifacetada Responsabilidade do Produto no Ordenamento Jurídico Brasileiro

     A responsabilidade do produto, compreendida como o dever de garantir a segurança, qualidade, informação clara e acessibilidade de bens e serviços ofertados ao mercado, é um tema central no direito do consumidor brasileiro. Fundamentada em princípios como a boa-fé objetiva e a vulnerabilidade do consumidor, essa responsabilidade permeia diversas esferas do ordenamento jurídico, visando proteger os direitos e a saúde daqueles que adquirem produt.. (continue lendo)

  • ESG Pilar Social | Saúde e Bem Estar dos Empregados

    Para abordar o bem-estar dos empregados e da sociedade sob a perspectiva do ESG (Ambiental, Social e Governança), você precisará integrar práticas e políticas que considerem esses aspectos em todas as áreas da sua empresa. O pilar "Social" do ESG é o mais diretamente relacionado a essas questões.

    Aqui estão algumas ações qu.. (continue lendo)

  • ESG - Ambiental | Energia Renovável, por onde devo começar?

    Quando se trata de ESG (Ambiental, Social e Governança), há uma vasta gama de temas importantes que as empresas podem e devem abordar. A relevância de cada tema pode variar dependendo do setor, da localização geográfica e das partes interessadas da empresa. No entanto, aqui estão alguns dos principais temas que podem ser abordados em cada pilar do ESG, mesmo sendo sua empresa muito pequena:

    Aqui estão algumas ideias e um passo a passo para te ajudar nessa jornada.. (continue lendo)

  • ESG | Temas a Serem Trabalhados

    Quando se trata de ESG (Ambiental, Social e Governança), há uma vasta gama de temas importantes que as empresas podem e devem abordar. A relevância de cada tema pode variar dependendo do setor, da localização geográfica e das partes interessadas da empresa. No entanto, aqui estão alguns dos principais temas que podem ser abordados em cada pilar do ESG:  

    continue lendo)

  • Tabela Progressiva de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Física | A partir de maio de 2025

    Tabela do imposto de renda pessoa física partir do mês de maio de 2025:

      Base de Cálculo em R$  continue lendo)

    Últimas Notícias

    Desenvolvido por: TBrWeb

    Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).