• Home|
  • Educação permanente | O treinamento como estratégia

Educação permanente | O treinamento como estratégia

O aprimoramento pessoal é um imperativo em tempos de competitividade acirrada e mercado instável. Para garantir sobrevivência, as empresas necessitam de colaboradores habilitados a agir com critérios técnicos diante de um consumidor cada dia mais exigente. Por isso, o treinamento profissional não pode ser visto pelo empreendedor como ação ocasional e sim, como atividade perene, porém, com objetivos específicos e claros.

Para que esse movimento interno da empresa, de melhoria constante, não se perca em boas intenções, é preciso estrutura e orientação, tendo o mercado como referência. O que significa posicionamento diante da concorrência, que também procura o aperfeiçoamento que necessita.

É utópico querer participar de um mercado competitivo e seletivo de forma aleatória, sem planejamento estratégico, sem profissionalização em todos os níveis, sem informações, sem conhecimentos especializados. Porque a identificação das exigências do público alvo exige sensibilidade e determinação, além de técnica.

Satisfazer o cliente e acompanhar as demandas que se renovam a cada dia é uma missão alcançada apenas pelos profissionais obstinados. A orientação para o empresário que tenta avançar pela qualificação de sua equipe é não “comprar” treinamentos apenas teóricos com pequena ou quase nenhuma aplicabilidade prática. Treinar é investir sob medida, com rigor nos critérios na hora de selecionar e contratar instrutores.

O que mais importa na organização de um plano de treinamento é saber o que ficará para a empresa e para a equipe participante. Em síntese, ao se investir em treinamento espera-se que haja aumento de produtividade, mudanças de comportamento, melhoria do clima humano na organização, redução de custos e de acidentes, rotação de pessoal, além de outros resultados.

A abrangência do papel do treinamento na empresa moderna não se restringe apenas em oferecer condição para que o empregado melhor se capacite ou se desenvolva, mas também, como força capaz de intervir na organização e no processo produtivo. Só entendendo assim é possível dar à empresa o que ela espera: força capaz de ajudá-la na árdua tarefa de maximizar resultados, minimizando os custos e otimizando os recursos humanos disponíveis, tornando-os mais eficientes e mais eficazes.

Aplicação técnica

De volta ao pragmatismo, o treinamento envolve algumas etapas que devem ser seguidas para garantir o sucesso do treinamento, são elas:

• identificação do cliente;

• levantamento de necessidades;

• diagnósticos;

• elaboração ou planejamento;

• execução e avaliação dos resultados obtidos com o treinamento.

Aprendizado

A tendência é que as empresas se tornem verdadeiros educandários, onde a formação humana e profissional seja um motor contínuo.  Elas são um microcosmo onde se dá os embates humanos. A gestão moderna leva essa percepção macro em consideração e faz com que o colaborador se sinta um agente de uma grande mudança que se processa no todo, a partir de pequenas células.

Últimas Publicações

  • Substitua o Laranjal de MEIs pelo Enquadramento Adequado

    A principal desvantagem em ter um MEI (Microempreendedor Individual) em vez de uma EPP (Empresa de Pequeno Porte) reside nas limitações que o MEI impõe ao crescimento e à estrutura do seu negócio.

    Enquanto o MEI é o regime mais simples e com a menor carga tributária do Brasil, a EPP oferece muito mais flexibilidade para expandir... (continue lendo)

  • Passo a Passo para Abrir Um MEI

    O processo de formalização do Microempreendedor Individual (MEI) é feito pelo Portal do Empreendedor (parte do portal Gov.br).

    Passo a Passo para Formalização

    1) Você precisará ter uma conta no portal do governo (Gov.br) c.. (continue lendo)

  • Erros Comuns na Abertura e Gestão de MEI

    O maior risco desses erros é o desenquadramento do MEI, o que obriga o empreendedor a migrar para regimes mais complexos (como Microempresa - ME) e, muitas vezes, a pagar impostos retroativos com multas.

    1. Erros na Formalização (Abertura e Enquadramento)

    continue lendo)

  • Os Direitos do Trabalhador com Câncer

    Os direitos das pessoas com câncer perante a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Brasil são abrangentes e visam oferecer suporte durante o tratamento.  

    Direitos perante o INSS (Previdência Social):

    1. continue lendo)

  • Outubro Rosa | Direitos da Mulher com Câncer

    Além dos direitos trabalhistas e previdenciários comuns a todas as pessoas com câncer (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, saque de FGTS/PIS, etc.), a mulher com câncer, especialmente de mama e colo do útero, possui direitos específicos garantidos pela legislação brasileira, principalmente na área da saúde.

    Os principa.. (continue lendo)

  • A Volta aos Escritórios | O Fim da Hegemonia do Home Office

    Após o ápice do home office imposto pela pandemia de COVID-19, uma tendência de reversão tem se consolidado no mercado de trabalho. Cada vez mais empresas, impulsionadas pela busca continue lendo)

  • Retrospectiva Estratégica | O Checklist de Outubro para o Seu Negócio


    Outubro chegou e, com ele, a oportunidade de ouro para olhar para trás, aprender com 2025 e preparar o terreno para um 2026 de sucesso. Não espere janeiro para pensar no futuro; comece agora a analisar seu desempenho!

    Fazer essa Retrospectiva Estratégica não é punição, é clareza. Você precisa saber o que te fez ganhar dinheiro e o que te fez perder tempo.

    Passo 1: O Q.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).