• Home|
  • Cultura organizacional | Uma contribuição de todos

Cultura organizacional | Uma contribuição de todos

O conjunto formado por visão, missão e valores é o cenário onde a cultura empresarial será construída. Ordem e Progresso. Estas duas palavras são conhecidas do povo brasileiro por constarem na bandeira nacional. Porém, elas significam mais do que uma simples legenda e indicam o caminho para a transformação de uma nação e, por que não, da sua empresa. A ordem é o mesmo que organização; e o progresso, o desenvolvimento; ambos sinônimos que compõem a base de uma cultura organizacional. Mas como desenvolvê-los na sua empresa?

A incapacidade de organização é um mal ancestral entre a maioria dos brasileiros, porém fugir deste vício nacional é possível. Para que a cultura organizacional seja implantada, siga alguns fundamentos: pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura de inovação; liderança e constância de propósitos; orientação por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização das pessoas; conhecimento sobre o cliente e o mercado; desenvolvimento de parcerias; e responsabilidade social.

Estes temas descritos sempre estarão presentes no Boletim do Empresário por serem atuais e considerados fundamentos de excelência pela FNQ (Fundação Nacional de Qualidade), baseados em práticas encontradas em organizações líderes. Dessa forma, obter conhecimentos sobre a própria empresa, e sobre o mercado atual favorecem o crescimento empresarial.

Cultura empresarial

Para o psicólogo organizacional e consultor de empresas Marcos Kraide, as organizações, tal como os países, têm uma cultura única. "Ela manifesta-se por meio de padrões de comportamento, resistência dos gestores e dos empregados às mudanças, como conseqüência dos valores, crenças, mitos e tabus. Por isso, é crucial que as empresas divulguem, de forma explícita, quais são os princípios que norteiam sua gestão", afirma. Para ele, a razão por que algumas empresas têm sucesso a longo prazo, enquanto outras fracassam, está na sua cultura organizacional.

Cultura de valorização das pessoas

Uma perigosa armadilha, na qual muitos empresários ainda caem, é a desconsideração em crenças e valores dos colaboradores. De acordo com Kraide, utilizando-se da regra do poder unilateral, é possível que o empresário inicie um caminho fácil para a derrota. "O poder deverá ser exercido em múltiplas direções. Os gestores devem deixar claro o que esperam dos seus colaboradores e ficar sempre atentos às inovações propostas por eles, assim como seus anseios e necessidades", lembra. O sucesso da organização apenas será alcançado se ambos os lados sentirem-se parte de uma mesma cultura.

Cultura de mercado

O fato é que a cultura organizacional precisa ser constantemente renovada, de acordo com as tendências de mercado. Foi o que fez a Coca-Cola quando pretendia mudar a forma de suas garrafas. Houve muitos protestos, mesmo com pesquisas de marketing que apontavam a necessidade dessa operação. Assim, a empresa pensou numa solução: ao lado da nova embalagem, lançada no mercado, o antigo formato foi batizado de "classic coke", como consta no texto "Mundialização e Cultura", de Renato Ortiz.

Mesmo numa era de grande dinamismo, tudo pode ser mudado na empresa, exceto seus valores básicos. "Estes têm de ser imutáveis", afirma Kraide. Porém, ele ressalta que a abertura para a mudança já se tornou uma característica indispensável no atual mundo corporativo. "Entretanto, a história da organização não pode ser relegada para segundo plano; e a tradição, materializada pelas conquistas do passado, deverá tornar-se referência no presente", afirma. O grande desafio, portanto, é aliar o passado vitorioso com um presente preparado para a melhoria contínua.

Últimas Publicações

  • Substitua o Laranjal de MEIs pelo Enquadramento Adequado

    A principal desvantagem em ter um MEI (Microempreendedor Individual) em vez de uma EPP (Empresa de Pequeno Porte) reside nas limitações que o MEI impõe ao crescimento e à estrutura do seu negócio.

    Enquanto o MEI é o regime mais simples e com a menor carga tributária do Brasil, a EPP oferece muito mais flexibilidade para expandir... (continue lendo)

  • Passo a Passo para Abrir Um MEI

    O processo de formalização do Microempreendedor Individual (MEI) é feito pelo Portal do Empreendedor (parte do portal Gov.br).

    Passo a Passo para Formalização

    1) Você precisará ter uma conta no portal do governo (Gov.br) c.. (continue lendo)

  • Erros Comuns na Abertura e Gestão de MEI

    O maior risco desses erros é o desenquadramento do MEI, o que obriga o empreendedor a migrar para regimes mais complexos (como Microempresa - ME) e, muitas vezes, a pagar impostos retroativos com multas.

    1. Erros na Formalização (Abertura e Enquadramento)

    continue lendo)

  • Os Direitos do Trabalhador com Câncer

    Os direitos das pessoas com câncer perante a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Brasil são abrangentes e visam oferecer suporte durante o tratamento.  

    Direitos perante o INSS (Previdência Social):

    1. continue lendo)

  • Outubro Rosa | Direitos da Mulher com Câncer

    Além dos direitos trabalhistas e previdenciários comuns a todas as pessoas com câncer (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, saque de FGTS/PIS, etc.), a mulher com câncer, especialmente de mama e colo do útero, possui direitos específicos garantidos pela legislação brasileira, principalmente na área da saúde.

    Os principa.. (continue lendo)

  • A Volta aos Escritórios | O Fim da Hegemonia do Home Office

    Após o ápice do home office imposto pela pandemia de COVID-19, uma tendência de reversão tem se consolidado no mercado de trabalho. Cada vez mais empresas, impulsionadas pela busca continue lendo)

  • Retrospectiva Estratégica | O Checklist de Outubro para o Seu Negócio


    Outubro chegou e, com ele, a oportunidade de ouro para olhar para trás, aprender com 2025 e preparar o terreno para um 2026 de sucesso. Não espere janeiro para pensar no futuro; comece agora a analisar seu desempenho!

    Fazer essa Retrospectiva Estratégica não é punição, é clareza. Você precisa saber o que te fez ganhar dinheiro e o que te fez perder tempo.

    Passo 1: O Q.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).