• Home|
  • Gestão | Procuram-se líderes nas empresas

Gestão | Procuram-se líderes nas empresas

A estimativa é de que apenas 5% da população esteja apta à liderança. Segundo o consultor em gestão empresarial e gerenciamento de riscos Tancredo Otaviano Dias, o principal fator de sucesso de uma empresa na atualidade é a sua liderança.

“A capacidade de liderança deve ser mantida ou ampliada em um processo de sucessão para assegurar a continuidade e o crescimento sustentado da empresa”, afirma Dias. A maioria das empresas brasileiras é familiar, semelhante a outras partes do mundo. Elas podem ser eficientes com membros da família ou com pessoas que não pertencem ao mesmo grupo. Isto vem ocorrendo com certa freqüência em muitos casos brasileiros.

Segundo Dias, estas diferentes realidades ocorrem porque o importante em um processo de sucessão é a adequação da cultura da empresa, ou seja, a consolidação de um sistema de gestão do seu “DNA”. “A governança corporativa e a gestão do processo de sucessão, muitas vezes, são tratadas incorretamente”, ressalta. É neste momento que uma empresa com liderança deficiente ou ineficaz pode comprometer o futuro, ocasionando a perda da própria empresa.

Liderança

A liderança tem sido tema de palestras, seminários e workshops devido às dificuldades atuais para encontrar profissionais com o desejado perfil. Mas por que isto vem ocorrendo agora, em pleno Século 21? Segundo Dias, sempre houve dificuldade para encontrar estes profissionais. “Eles constituem uma parcela muito pequena da população brasileira, estimada em 5% ou menos. Em algumas empresas a dificuldade é maior por causa de aspectos culturais que inibem o desenvolvimento das lideranças.”

Para o consultor em gestão empresarial, os principais inibidores da liderança são:

· excesso de autoritarismo;

· centralização do poder e das tomadas de decisões;

· visão materialista (valor patrimonial) superior à visão humanista (valor das pessoas);

· conceito de que os colaboradores são custos e problemas;

· falta de reconhecimento e oportunidades de crescimento pessoal e profissional;

· falta de confiança mútua e parceria entre a empresa e os funcionários;

· sistema de trabalho opressivo e clima organizacional negativo.

Mas para evitar todas estas inibições dentro do setor corporativo, o empresário precisa adequar os seus aspectos culturais contrários ao surgimento e desenvolvimento de líderes e, depois, reconhecer a importância fundamental dos líderes para o sucesso da empresa. “É preciso ainda que ele invista adequadamente na seleção de líderes e no desenvolvimento continuado das competências, condições adequadas para o trabalho, motivação e satisfação”, garante Dias.

Os líderes têm função primordial em uma empresa. Eles conduzem os funcionários para atender às necessidades da organização e fazem a estratégia acontecer no sistema operacional, proporcionando a obtenção dos resultados planejados. Os líderes realmente eficazes unem a empresa e os colaboradores em busca da satisfação mútua.

Influências

Um líder não é imune às influências, sejam elas positivas ou negativas. Ele é resultado das suas características pessoais únicas e das influências dos ambientes em que vive e dos respectivos agentes. “Um bom líder tem que saber lidar com influências, recebendo-as ou exercendo-as, no sentido de cumprir com eficácia o seu papel nas empresas”, acredita Dias. A dica vale para qualquer tipo de influência, desde a de um conselho da organização até a influência vinda de suas relações familiares.

Principais desafios

· Adaptar-se à cultura da empresa;

· Entender o que a empresa deseja;

· Ter bom relacionamento com seus superiores e subordinados;

· Motivar a equipe para contribuir na realização das metas estabelecidas.

Características

· Autoconhecimento;

· Visão positiva do futuro;

· Foco nos resultados;

· Estabilidade emocional;

· Relacionamento interpessoal;

· Carisma;

· Persuasão;

· Exemplos positivos de conduta.

Últimas Publicações

  • Substitua o Laranjal de MEIs pelo Enquadramento Adequado

    A principal desvantagem em ter um MEI (Microempreendedor Individual) em vez de uma EPP (Empresa de Pequeno Porte) reside nas limitações que o MEI impõe ao crescimento e à estrutura do seu negócio.

    Enquanto o MEI é o regime mais simples e com a menor carga tributária do Brasil, a EPP oferece muito mais flexibilidade para expandir... (continue lendo)

  • Passo a Passo para Abrir Um MEI

    O processo de formalização do Microempreendedor Individual (MEI) é feito pelo Portal do Empreendedor (parte do portal Gov.br).

    Passo a Passo para Formalização

    1) Você precisará ter uma conta no portal do governo (Gov.br) c.. (continue lendo)

  • Erros Comuns na Abertura e Gestão de MEI

    O maior risco desses erros é o desenquadramento do MEI, o que obriga o empreendedor a migrar para regimes mais complexos (como Microempresa - ME) e, muitas vezes, a pagar impostos retroativos com multas.

    1. Erros na Formalização (Abertura e Enquadramento)

    continue lendo)

  • Os Direitos do Trabalhador com Câncer

    Os direitos das pessoas com câncer perante a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Brasil são abrangentes e visam oferecer suporte durante o tratamento.  

    Direitos perante o INSS (Previdência Social):

    1. continue lendo)

  • Outubro Rosa | Direitos da Mulher com Câncer

    Além dos direitos trabalhistas e previdenciários comuns a todas as pessoas com câncer (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, saque de FGTS/PIS, etc.), a mulher com câncer, especialmente de mama e colo do útero, possui direitos específicos garantidos pela legislação brasileira, principalmente na área da saúde.

    Os principa.. (continue lendo)

  • A Volta aos Escritórios | O Fim da Hegemonia do Home Office

    Após o ápice do home office imposto pela pandemia de COVID-19, uma tendência de reversão tem se consolidado no mercado de trabalho. Cada vez mais empresas, impulsionadas pela busca continue lendo)

  • Retrospectiva Estratégica | O Checklist de Outubro para o Seu Negócio


    Outubro chegou e, com ele, a oportunidade de ouro para olhar para trás, aprender com 2025 e preparar o terreno para um 2026 de sucesso. Não espere janeiro para pensar no futuro; comece agora a analisar seu desempenho!

    Fazer essa Retrospectiva Estratégica não é punição, é clareza. Você precisa saber o que te fez ganhar dinheiro e o que te fez perder tempo.

    Passo 1: O Q.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).