• Home|
  • Sustentabilidade | Compromisso com gerações futuras

Sustentabilidade | Compromisso com gerações futuras

Criatividade e planejamento podem transformar a imagem da sua empresa. As empresas que buscam desenvolvimento econômico, mas sem considerar a sustentabilidade, estão fora do jogo do mercado atual. Para consolidar uma marca, nada mais correto do que colocar, na meta das empresas, preocupações e ações que colaborem para o equilíbrio ambiental, mostrando transparência na gestão empresarial. E isso é possível, para as grandes, médias e pequenas empresas. Basta apenas uma idéia criativa para aplicar a sustentabilidade e ganhar com a economia dos custos operacionais. Mas o que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é uma das formas de se manter, sustentar, conservar. Assim, uma casa que utiliza boa parte da iluminação natural é sustentável, pois não ficará refém do sistema de iluminação elétrica, por exemplo. Armazenar a água da chuva para utilizar na limpeza ou aproveitá-la nas descargas do banheiro também é possível. E isso pode ser feito com pouco dinheiro, basta usar criatividade e boa vontade. Assim, você satisfaz suas necessidades atuais, sem reduzir as oportunidades de gerações futuras.

É possível inserir a sustentabilidade no processo de produção de uma empresa. Foi o que ocorreu com alguns supermercados que, para preservar o meio ambiente, optaram por utilizar sacos de papelão ou fazer com que os clientes tirassem da gaveta aquela velha sacola de pano para levar as compras para casa. Assim, ele reduziu gastos com as sacolas plásticas e ainda evitou a permanência delas por séculos nos aterros sanitários.

Responsabilidade corporativa

Ao longo da última década, cada vez mais países e companhias vêm reconhecendo os benefícios das políticas e práticas da RSC (Responsabilidade Social Corporativa) nos negócios. É o que pensa a rede de escolas de inglês Cel-Lep. Para a coordenadora de cursos da escola, Mônica Carvalho, a empresa pretende, em longo prazo, desenvolver uma estratégia de RSC, baseada na integridade e valores sólidos para a corporação e para a sociedade civil. Atualmente a empresa recicla todos os papéis utilizados na escola.

“As práticas socialmente responsáveis não prejudicam os lucros de uma empresa, como podem ser a base para que aumentem. Uma empresa socialmente responsável, por meio de suas práticas, pode atrair e reter investidores de qualidade, bem como empresas parceiras e ainda evitar crises causadas pela má conduta em RSC”, afirma Marisa. Para ela, a empresa precisa criar um código de conduta para todos e preocupar-se com o impacto da organização na sociedade.

A RSC deve ainda ficar acima dos padrões exigidos pelos estatutos legais da sociedade. “É importante recomendar aos colaboradores as premissas básicas dos conceitos da RSC e o porquê ela deve ser parte integrante de nossas estratégias de negócios”, diz Marisa. Outra ação é articular e justificar a relação entre RSC e competitividade sustentável, conquistando investidores de qualidade e estabelecendo um crescimento justo e equilibrado e que beneficia todos os segmentos da sociedade. 

4 passos para a sustentabilidade

· O crescimento de uma empresa deve vir de produtos e serviços apoiados em modelos de negócios capazes de desenvolverem-se a médio e longo prazo. Este é o primeiro pilar para o crescimento sustentável: o econômico-financeiro. Em vez de lucros imediatos é melhor pensar em receitas recorrentes.

· O segundo passo é o fator sócioambiental. Produtos que agridem o meio ambiente ou esgotem os recursos naturais estão acabados no mercado. Preconceito social, sexual, mão-de-obra infantil, entre outros, jamais serão aceitos pelos mercados interno e externo. Preservar a diversidade cultural das comunidades é um requisito primordial.

· Empresas que possuem produtos nocivos à saúde também estão eliminadas. O terceiro pilar é a preocupação com a saúde e bem-estar dos clientes. Alimentos que podem agravar a saúde pública, por exemplo, como obesidade, doenças circulatórias e diabetes, podem ser reprovados pelo mercado.

· E por último, a governança na gestão é decisiva para toda e qualquer empresa. Sistemas baseados mais em processos do que na intuição são cada vez mais assertivos. Uma opção é criar conselhos administrativos. Informações sobre negócios devem ser claras, objetivas e organizadas em balanços auditados de forma independente.

Últimas Publicações

  • Falta de Energia Elétrica e o Impacto às Empresas

    Considerando o apagão energético que impactou a Europa no final de abril de 2025, mesmo estando no Brasil, um pequeno empresário pode extrair lições valiosas para fortalecer seu negócio contra eventos inesperados. Aqui estão alguns conselhos práticos:  

    Foco na Resiliência Operacional:

  • ESG | A gestão de resíduos no contexto de ESG

    A gestão de resíduos no contexto de ESG (Ambiental, Social e Governança) e da legislação brasileira exige uma abordagem que vai além do simples descarte, buscando a sustentabilidade e a responsabilidade em todas as etapas.  

    Como tratar resíduos sob a ótica ESG e da legislação brasileira:

    <.. (continue lendo)

  • ESG | A Multifacetada Responsabilidade do Produto no Ordenamento Jurídico Brasileiro

     A responsabilidade do produto, compreendida como o dever de garantir a segurança, qualidade, informação clara e acessibilidade de bens e serviços ofertados ao mercado, é um tema central no direito do consumidor brasileiro. Fundamentada em princípios como a boa-fé objetiva e a vulnerabilidade do consumidor, essa responsabilidade permeia diversas esferas do ordenamento jurídico, visando proteger os direitos e a saúde daqueles que adquirem produt.. (continue lendo)

  • ESG Pilar Social | Saúde e Bem Estar dos Empregados

    Para abordar o bem-estar dos empregados e da sociedade sob a perspectiva do ESG (Ambiental, Social e Governança), você precisará integrar práticas e políticas que considerem esses aspectos em todas as áreas da sua empresa. O pilar "Social" do ESG é o mais diretamente relacionado a essas questões.

    Aqui estão algumas ações qu.. (continue lendo)

  • ESG - Ambiental | Energia Renovável, por onde devo começar?

    Quando se trata de ESG (Ambiental, Social e Governança), há uma vasta gama de temas importantes que as empresas podem e devem abordar. A relevância de cada tema pode variar dependendo do setor, da localização geográfica e das partes interessadas da empresa. No entanto, aqui estão alguns dos principais temas que podem ser abordados em cada pilar do ESG, mesmo sendo sua empresa muito pequena:

    Aqui estão algumas ideias e um passo a passo para te ajudar nessa jornada.. (continue lendo)

  • ESG | Temas a Serem Trabalhados

    Quando se trata de ESG (Ambiental, Social e Governança), há uma vasta gama de temas importantes que as empresas podem e devem abordar. A relevância de cada tema pode variar dependendo do setor, da localização geográfica e das partes interessadas da empresa. No entanto, aqui estão alguns dos principais temas que podem ser abordados em cada pilar do ESG:  

    continue lendo)

  • Tabela Progressiva de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Física | A partir de maio de 2025

    Tabela do imposto de renda pessoa física partir do mês de maio de 2025:

      Base de Cálculo em R$  continue lendo)

    Últimas Notícias

    Desenvolvido por: TBrWeb

    Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).