• Home|
  • Pagamentos via boleto poderão ser processados no mesmo dia a partir desta sexta (15)

Pagamentos via boleto poderão ser processados no mesmo dia a partir desta sexta (15)

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que a partir da próxima sexta-feira (15) o processamento dos boletos poderá ser realizado no mesmo dia do pagamento.

De acordo com a entidade, quando a pessoa realizar um pagamento até às 16h30, o cobrador poderá receber o dinheiro ainda no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com a instituição financeira.

Em um movimento para modernizar e agilizar o meio de pagamento, a medida englobará 136 bancos e será mandatória.

Na prática, nada muda para quem está pagando, somente para quem recebe.

“A mudança trará mais agilidade para o cobrador e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, avalia Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban em nota da entidade.

 

A modernização ocorre em um momento no qual o Pix desbanca outros meios de transferência e se consolida como preferência.

A praticidade da ferramenta já remodelou o mercado, com o fim das transferências via DOC e TEC neste ano.

Apesar disso, o boleto ainda é um meio de pagamento que acompanha o dia a dia das pessoas para pagamento de escolas, academias, condomínios, planos de saúde, consórcios, financiamentos, cartões de crédito e cobrança entre empresas.

“No início desta mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no prazo de um dia útil. Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0 (no mesmo dia)”, diz Faria.

Mudanças para otimizar segurança
O sistema bancário já realizou no passado outras mudanças no pagamento de boletos para o tornar mais seguro e prático.

Em 2017, entrou em operação o sistema de pagamento de boletos, batizado de Plataforma Centralizada de Recebíveis (PCR).

A PCR exigiu investimentos de R$ 500 milhões por parte dos bancos para que o sistema antigo de cobrança fosse atualizado com novos processos e tecnologias. Dentre as mudanças, passou-se a permitir que boletos vencidos fossem pagos em qualquer banco.

A Febraban estima que o novo sistema mitigou o equivalente a R$ 450 milhões em fraudes por ano.

 

Fonte: CNN Brasil

 

Últimas Publicações

  • Obrigações Fiscais – Estado do Rio de Janeiro - Maio/2024

    Esta agenda contém as principais obrigações tributárias do mês de Maio/2024, de âmbito da legislação do continue lendo)

  • Obrigações Fiscais – Estado de Minas Gerais - Maio/2024

    Esta agenda contém as principais obrigações tributárias do mês de Maio/2024, de âmbito da legislação do Estado de Minas Gerais, na forma de comentários, com ênfase às providências que as empresas devam adotar no cumprimento de suas obrigações legais. Nos casos de atividades específicas está agenda pode não esgotar todas as determinações l.. (continue lendo)

  • Obrigações Fiscais – Estado de São Paulo - Maio/2024



    Esta agenda contém as principais obrigações tributárias do mês de Maio/2024, de âmbito da legislação do Estado de São Paulo, na forma de comentários, com ênfase às providências qu.. (continue lendo)

  • PIS | O que é o Abono Salarial

    O que é o Abono Salarial ​Instituído pela Lei n° 7.998/90, o Abono Salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei. A CAIXA atua como Agente Pagador do Abono Salarial, sob gestão do Minis.. (continue lendo)

  • Encerramento da Empresa | Passo a Passo para Encerrar na Esfera Municipal

    O encerramento de uma empresa na esfera municipal no Brasil envolve alguns procedimentos específicos. Abaixo estão os passos principais para encerrar uma empresa na esfera municipal:

    Regularização Fiscal Municipal: Certificar-se de que não há pendências fiscais municipais, como ISS (Imposto sobre Serviços), IPTU (Imposto Predial e.. (continue lendo)

  • Encerramento da Empresa | Passo a Passo para Encerrar na Esfera Estadual

    O encerramento de uma empresa na esfera estadual no Brasil envolve alguns procedimentos específicos. Abaixo estão os passos principais para encerrar uma empresa na esfera estadual:

    Regularização Fiscal: Certificar-se de que não há pendências fiscais estaduais, como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Servi&ccedi.. (continue lendo)

  • Encerramento da Empresa | Passo a Passo para Encerrar na Esfera Trabalhista

    O encerramento de uma empresa na esfera trabalhista envolve uma série de procedimentos para garantir que todas as obrigações trabalhistas sejam quitadas corretamente. Aqui estão os passos principais:

    Pagamento das Verbas Rescisórias: Realizar o cálculo e o pagamento das verbas rescisórias dos funcionários, incluindo saldo de sal&.. (continue lendo)

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).